Conhecendo o programa


HotkeyP é um gerenciador de grupos de teclas de atalho (teclado e mouse) pequeno, mas versátil, fácil de usar e muito interessante. 


Você pode criar teclas de atalho arrastando e soltando sobre a janela principal do HotkeyP elementos do menu Iniciar, ícones da Área de Trabalho ou arquivos do Windows Explorer. O botão Criar cria um novo grupo de teclas de atalho no fim da lista, ao passo que o botão Inserir cria um novo grupo antes (acima) do grupo atual. Você pode editar os grupos existentes clicando duplamente num dos presentes na lista. Para ordenar a lista, clique no nome da coluna pela qual deseja fazer a ordenação. Caso você faça a ordenação pela primeira coluna, pode usar o ponteiro do mouse para mudar a ordem dos elementos. 


Ao abrir o HotkeyP pela primeira vez, você precisa salvar as teclas de atalho. Depois disso, todas as alterações serão salvas automaticamente sempre que você fechar a janela de edição das teclas. Todos os usuários do sistema podem ter um arquivo individual (.htk) do HotkeyP. Os grupos de tecla de atalho podem conter quaisquer das seguintes teclas de sistema: CtrlShiftAlt e Win. Na maioria dos teclados, a tecla Win fica entre as teclas Ctrl e Alt. É possível criar mais de 1.300 grupos de teclas de atalho - se isto fosse realmente útil e você conseguisse decorar todos ;). No entanto, se você tiver boa memória, pode criar um grupo de teclas para cada aplicativo instalado no sistema. Não recomendamos o uso de grupos de teclas com CapsLockF1Shift+ACtrl+CAlt+F4. Todas as teclas de multimídia (controle de áudio etc.) podem ser usadas, mas alguns programas podem bloqueá-las e, portanto, devem estar fechados ou ser desinstalados se quiser usá-las. Algumas teclas desconhecidas são exibidas em forma de número, entre parênteses, mas você pode renomeá-las no painel de configuração do HotkeyP (abra o programa e tecle Ctrl+M).


Cada grupo de teclas pode ser usado para abrir um executável, um documento (arquivo de texto etc.), uma página da web ou para acionar um comando interno do HotkeyP. Você pode digitar o nome do arquivo diretamente no campo apropriado ou usar o botão "..." para procurá-lo, ou mesmo arrastar e soltar arquivos do Windows Explorer sobre a janela principal do HotkeyP. Se você não especificar o caminho antes do nome do arquivo, o programa examinará as variáveis do ambiente para tentar achá-lo. Para escolher comandos internos do HotkeyP, basta clicar no botão "<", que exibirá uma lista de opções com submenus. Você pode também digitar o endereço de uma página da web ou um endereço eletrônico diretamente no campo Comando:. Eles devem começar por wwwhttp:// ou mailto:. Se você marcar a opção Permitir a abertura de cópias (se for programa), o grupo de teclas em questão abrirá cópias do programa ativo. Se está opção ficar desmarcada e o aplicativo estiver aberto, ele é minimizado. A opção Permitir a abertura de cópias só funciona com executáveis. Se você abrir um documento, a abertura de nova cópia dele dependerá do aplicativo envolvido, que poderá abri-lo em nova janela ou numa janela já aberta e trazê-lo para a frente se estiver atrás de outros. Caso ative a opção Adicionar ao menu do ícone da Área de Notificação (parte da Barra de Tarefas que fica perto do relógio do Windows), o grupo de teclas em questão será adicionado ao menu de contexto exibido quando você clicar com o botão direito do mouse no ícone da Área de Notificação. Digite o nome do grupo no campo Nota:, que pode ser usado também para fazer observações, incluir instruções etc. Se a Nota contiver os sinais ->, um submenu será criado. É possível criar submenu de submenus. Por exemplo: Submenu 1 -> Submenu 2 -> Elemento.


A opção Abrir com o Windows (se for programa) só funciona, obviamente, se o HotkeyP estiver configurado para abrir com o Windows ou se você abrir o programa manualmente com o parâmetro 0.  Especifique um nome ou faça uma descrição do arquivo ou comando no campo Nota:. Se você deixá-lo vazio, o nome do arquivo (sem o caminho dele) será usado pelo programa. A descrição ou nome aparecerá na lista de teclas de atalho quando você fechar esse painel.


A variável (parâmetro) da opacidade de uma janela qualquer vai de 0 a 255, ou seja, o máximo de transparência ou o máximo de opacidade. Se o valor for zero, não haverá opacidade e todos os programas com esse parâmetro abrirão mais rapidamente. O comando de transparência/opacidade não funciona no Windows 95/98/ME/NT.